O que é diversidade e inclusão?
Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2014, p.527-528) a diversidade pode ser entendida como a representação de pessoas com diversas formas identitárias grupais em um sistema social. E a inclusão nas organizações, expressa um tratamento justo com os membros de todos os grupos, de forma que eles se sintam incluídos, tenham igualdade de oportunidades e sejam representados em todas as funções e níveis organizacionais.
A diversidade decorre em aspectos como gênero, raça, classe social, região cultural, idade, nacionalidade, entre outras. Porém, apesar dos esforços recentes por parte de algumas organizações pela busca de talentos diversos, os grupos minoritários ainda sofrem e enfrentam a discriminação, isolamento social e problemas de rotatividade (Hom; Roberson; Ellis, 2008 apud Zanelli et al., 2014). A inclusão vai estar diretamente relacionada com como o indivíduo se percebe em relação ao tratamento que recebe por parte da organização e de seus colegas. Portanto, percebe-se que a diversidade dentro de uma organização não é necessariamente uma garantia de inclusão.
Existem duas definições apropriadas à inclusão. O primeiro é a experiência de inclusão que se dá pela percepção dos indivíduos em relação a sua aceitação, respeito e valorização, do ponto de vista de sua identidade individual e grupal. Em outras palavras, consiste no senso daquele indivíduo de que ele está sendo de fato incluído. O segundo conceito, é o comportamento inclusivo. Ele vai se referir às ações individuais e grupais resultantes ou provocadoras de políticas e procedimentos organizacionais, que promovem um clima inclusivo e são adotadas pelo indivíduo, pelos membros do grupo de trabalho e pela organização (Ferdman et al., 2009 apud Zanelli et al., 2014).
A importância da diversidade e inclusão nas organizações
A diversidade e inclusão são conceitos que promovem discussões relevantes dentro da sociedade em geral, no ambiente organizacional isso não seria diferente. Logo, o que se percebe atualmente são comportamentos cada vez mais impulsionadores que apoiam e viabilizam a abertura de espaço dentro das empresas para a integrar e valorizar as diferenças.
Diante da necessidade e importância de considerar a DIVERSIDADE e a INCLUSÃO, as empresas precisam adotar uma dinâmica organizacional que possibilite o bem-estar das pessoas de forma justa, equitativa, preservando seus posicionamentos e escolhas. Então, torna-se interessante, principalmente, que no ambiente organizacional que a missão, a visão, as estratégias do negócio estejam alinhadas com a perspectiva da promoção da diversidade e inclusão da empresa.
Além disso, o papel da gestão de pessoas é mais que fundamental, pois juntamente com os líderes, os colaboradores e demais membros da organização, a dinâmica do negócio precisa facilitar o processo de desenvolvimento das novas demandas, e para isso a gestão de pessoas é capaz de orientar as ações e objetivos que a empresa de maneira adequada e assertiva.
Como promover a diversidade e inclusão nas organizações?
Como visto anteriormente, existem alguns comportamentos inclusivos que ocorrem para que a organização tenha abertura para a promoção da experiência de inclusão para seus membros. Bernardo Ferdman, um especialista na área, categoriza em seis grupos esses comportamentos:
Criar um ambiente de segurança, favorecendo o compartilhamento dos recursos, ideias e perspectivas;
Representação de pessoas diversas no grupo de trabalho em todos os níveis da organização;
Reconhecer os outros, buscando promover maior civilidade organizacional com todos os grupos;
Lidar com conflitos e diferenças, incentivando e possibilitando aos colaboradores meios de conscientização como workshops, oficinas e debates sobre diversidade, sensibilização e coping(maneiras de lidar com situações de estresse);
Habilidade e vontade de aprender sobre a diferença. Se os membros do grupo expressam comportamentos inclusivos, isso mostra que estão abertos a aprendizagem;
Oportunidade de falar, assim como de ouvir os outros falando reforça a experiência de inclusão.
Se você leu este artigo do nosso blog, achou interessante e ainda está com dúvida de como aplicar a diversidade e inclusão na sua empresa, que tal entrar em contato com a ParaSer Consultoria Jr. para lhe auxiliar nesta empreitada?
Aguardamos você!
Referências
Saraiva, Luiz Alex Silva e Irigaray, Hélio Arthur dos Reis. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso?. Revista de Administração de Empresas [online]. 2009, v. 49, n. 3 [Acessado 16 Julho 2021] , pp. 337-348. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300008>. Epub 24 Ago 2009. ISSN 2178-938X. https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300008.
Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. E., & Bastos, A. V. B. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil-2. AMGH Editora.
Commentaires