A cultura organizacional representa um conjunto de princípios, valores, símbolos, rituais que caracterizam as empresas e são compartilhados e experienciados entre as pessoas que mantêm contato com a organização, sejam eles funcionários, clientes, fornecedores. A cultura organizacional traz enraizada à singularidade da organização, marcas específicas de sua história, resultantes de interações sociais que condicionam o modo de desenvolvimento das atividades da empresa, bem como o comportamento do grupo. Desta forma, a cultura organizacional pode ser entendida como a base que modela comportamentos e sustenta as ações de um grupo de pessoas inseridas em determinado contexto.
E agora, que já sabemos o que é cultura organizacional. Devemos entender o quanto ela é importante para as empresas.
Tornar conhecida a cultura organizacional é ponto chave dentro do ambiente de atuação da empresa, assim as pessoas reconhecerão a representatividade da identidade da organização, seus costumes, sua forma de conduzir os negócios. Logo, atrelada à cultura vem a necessidade de congruência dos objetivos, metas, missão e visão da empresa ao contexto em que se estabelecem as relações do negócio. É necessário reconhecer o importante papel da cultura organizacional, tendo em vista, que é a partir dela que são conduzidos as atividades organizacionais. Além disso, a cultura representa a imagem da empresa nos ambientes em que atua, desta forma, a cultura organizacional precisa estar alinhada às questões socioambientais, legais, inovadoras, dando conta de fomentar a harmonia entre os interesses da empresa, dos colaboradores e do ambiente externo.
Acredito que você deve estar se perguntando, quais são os fatores que influenciam na formação de uma cultura?
Bom, existem três que explicam bem esse processo de construção...
Fundadores e colaboradores
A visão de mundo e os valores dos presentes na criação de uma organização irá refletir bastante nas decisões fundamentais para o seu funcionamento, assim esses valores e crenças passam a serem expressos no modo de sentir, pensar e agir no meio de trabalho.
Comportamento Organizacional
É quando os funcionários se comportam segundo os valores e crenças dos seus líderes. Passam a entender que esses comportamentos são os corretos e que são os ideais para o convívio dessa comunidade, assim legitimando e compartilhando para futuros membros.
Resultados
É a partir dos resultados financeiros e dos indicadores de desempenho que a organização vai basear seu sucesso. Ao perceber que está tudo ocorrendo como esperado, a cultura tende a ser consolidada, assim é criado a identidade dessa corporação.
Então, se a cultura organizacional é tão importante para o empreendimento, o que pode ser feito para melhorá-la?
No livro nomeado “Gestão da Mudança Organizacional”, para que a organização possa se desenvolver, sobreviver e para que exista revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Só se alcança isso quando as pessoas possuem os princípios e valores da empresa difundidos de forma clara. Quando todos tem orgulho de fazer parte da organização que os valoriza, é transparente com os que ali estão inseridos e ainda quando há engajamento. Vale destacar que não há como melhorar a cultura organizacional se a mudança não vier de cima para baixo, ou seja: deve ser executada pela diretoria. Todos devem fazer parte do processo, mas é papel dos gestores estimular as mudanças propostas. É por eles que as instruções chegam a todos os colaboradores e apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização. Onde pode-se inteirar-se a respeito de quem são os funcionários, dando ao RH ferramentas para atendê-los com mais qualidade como também conhecê-los melhor.
Existem excelentes softwares que auxiliam na gestão de pessoas, possibilitando a entrega relatórios com dados compilados, o acompanhamento de metas e tantas outras funcionalidades que ajudam o setor de recursos humanos a mapear sua equipe. Seguidamente, outro ponto importante é o incentivo em projetos pessoais, com intuito de oferecer suporte ao funcionário para que este desenvolva um projeto que venha ao encontro das causas nas quais ele acredita, torna-se uma ferramenta importante de engajamento e melhora de clima. Se ele propuser um programa ligado às causas ambientais ou aos cuidados com animais, por exemplo, e isso tiver ligação com os valores da empresa, transforme a ideia em um projeto institucional e dê a esse colaborador a gestão da iniciativa.
Todas essas ações são excelentes práticas e resultarão em um clima frutífero e harmonioso. Além de melhorar a imagem da instituição perante o público interno e externo, contribuirão para que o clima seja o melhor possível dentro da organização.
E aí? Gostou de saber um pouquinho mais sobre Cultura Organizacional? Comenta aqui embaixo o que achou. Até o próximo post!
Referências:
Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva et al. Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?. Revista de Administração (São Paulo) [online]. 2013, v. 48, n. 1 [Acessado 28 Maio 2021] , pp. 34-52. Disponível em: <https://doi.org/10.5700/rausp1072>. Epub 16 Abr 2013. ISSN 1984-6142. https://doi.org/10.5700/rausp1072.
Kisil, Marcos. Gestão da Mudança Organizacional, volume 4 / Marcos Kisil ; colaboração de Tânia R. G. B. Pupo. – São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. – (Série Saúde & Cidadania)
Psicologia, organizações e trabalho no Brasil [recurso eletrônico] /Organizadores, José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade, Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. – 2. ed. – Dados eletrônicos. Porto Alegre : Artmed, 2014.
Nossa, temática importante e foi abordada de modo bem objetivo. Parabéns aos redatores!
muito legal o assunto abordado no post!!